Palace Long Fu

Fachada do Restaurante

Sabe aqueles restaurantes chineses de raiz, aqueles em que a comida vem no prato e não na caixa, em que o cardápio é bilíngue e, pelo menos na língua que a gente entende, cheio de erros de ortografia, a cozinha tem aparência duvidosa mas o que interessa  -  a comida  - é boa, farta e barata? Este é o Palace Long Fu. Se você quiser comida chinesa de verdade em Brasília, esse é o lugar certo. Quando Xi Jiping esteve na cidade em 2019, o restaurante não funcionou por falta de funcionários: a cozinha foi convocada pela embaixada da China para preparar o banquete em sua homenagem. Se a comida chinesa do restaurante está boa o suficiente para o presidente da China, está boa para mim. 

Cardápio bilíngue


Não, eles não servem carne de cachorro, sopa de morcegos ou espetinhos de gafanhoto frito. Ao menos não consta do cardápio. Desconfio que até seja possível providenciar alguns desses itens se encomendados com antecedência. Eu nunca tentei. Mas sei que há pratos que têm que ser encomendados com antecedência. O pato laqueado é um deles. Antigamente eu pensava que a preparação deste prato envolvia mantê-lo enterrado por alguns dias até que a carne ficasse esverdeada. Agora sei que isso não é bem assim. Não é o pato de Pequim que tem que ficar enterrado no processo de preparação. São os ovos centenários que são conservados por períodos que variam de semanas até meses numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz. Dizem que é uma delícia. Eu, pessoalmente, nunca comi. Tampouco encontrei os ovos centenários no cardápio do Palace Long Fu. Eu pagaria por essa iguaria.



Tem um ditado que diz que se você conhecer uma cozinha de restaurante você não come. Na verdade o ditado tem uma outra parte, bastante machista. Você já deve ter escutado. Como eu acredito no poder do politicamente correto, vou me abster de enunciá-lo por inteiro. Quanto à primeira parte, eu resolvi segui-la à risca. Sendo sincero, é quase uma filosofia de vida que eu aplico a qualquer restaurante, não só esse em questão. Conversando com o Wesley -    o único garçom  -  que também faz as vezes de gerente, caixa e ainda espreme o suco de laranja, deduzi que o cozinheiro é um chinês legítimo. O garçom em si é do Ceará mesmo e acompanha o restaurante desde que ele ficava na Academia de Tênis que “pegou” fogo. O mesmo vale para as mesas, as cadeiras e as toalhas que certamente já tiveram outra tonalidade de amarelo.

O salão é escuro e pesado. No canto, há um piano encostado na parede que eu nunca ouvi emitir um som. Quadros de arte chinesa e lustres em forma de lanterna com aqueles ubíquos pendentes de cordinha compõem o ambiente. Há, claro, a opção do salão externo. Numa das vezes em que sentei lá o garçom ofereceu um vidro de Off. Foi bastante útil.


Detalhe da decoração do salão.

A conta vem acompanhada de uma comanda com caracteres chineses manuscritos descrevendo o consumo da mesa. Vale cada yuan, digo real investido.

Aftermatch

O Palace Long Fu fica na Comercial da 402 Sul em Brasília. Eu recomendo.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Excelente texto. Me senti como se já tivesse experimentado todas as sensações descritas

    ResponderExcluir