Estacionamento à Brasiliense

Em Brasília, a fila dupla é mais do que uma infração: é uma tradição. Mesmo que a quadra esteja repleta de vagas, convencionou-se que o lugar correto de se estacionar é a fila dupla, de preferência bem em frente à loja que se vai. Essa abordagem só tem vantagens: diminui-se o tamanho da caminhada, não se perde tempo à procura de uma vaga regular - bem cada dia mais escasso - e a melhor de todas: não se corre o risco de ficar preso por alguém que estacione em fila dupla atrás do seu carro.

Viatura do batalhão de trânsito contribuindo para a fluidez do trânsito na SCS 201/202
Já presenciei situações cujo grau de surrealidade varia do bastante surreal ao muito surreal. Já presenciei o automóvel do presidente da Comissão de Ética da Câmara, uma viatura do Batalhão de Trânsito e um carro estacionado em fila dupla travando vaga de deficiente - parar em vaga de deficiente é proibido mas em fila dupla, aparentemente não. A que eu mais gosto foi a do cara que travou uma viatura da PM. Apesar de eu ter comentado que ele deveria ser multado - burrice tem que pagar imposto - acabei descobrindo que o burro era eu. O policial se limitou a acionar a sirene e aguardou pacientemente que o dono viesse esbaforido retirar o carro com a desculpa padrão: "Foi só rapidinho".

Onde tem um restaurante no Plano Piloto tem um vallet na frente. É o flanelinha de terno, pago para estacionar os carros dos clientes em fila dupla. Trata-se da terceirização da infração, com a grande sacada que o espaço público é privatizado sem que se pague um tostão em troca. Tudo o que os donos dos vallets têm que providenciar é um balcão com guarda-sol, um manobrista, um terno e a garantia que a autoridade de trânsito não perceba o que está ocorrendo. As viaturas do Batalhão de Trânsito passam pra cima e para baixo nas comerciais e não notam os veículos estacionados em fila dupla. Como eles conseguem tamanha distração, prefiro não ter ideia.

Pra completar, deixo duas imagens simultâneas na mesma quadra como registro. A primeira, repleta de vagas disponíveis a uma pequena caminhada dos restaurantes. A segunda, repleta de carros estacionados em fila dupla. Não tem problema que todos só foram ali almoçar rapidinho.



Postar um comentário

0 Comentários